Viajante: Marcia Vercesi/ Fotos e textos : Marcia Vercesi. Período em El Calafate 4 a 7 de janeiro (Verão na Patagônia). Temperatura local em torno de 15 a 17 graus. Clique em roteiros e veja a viagem completa de 13 dias/ 11 noites/ Ushuaia, El Calafate e Buenos Aires.
El Calafate: da janela do avião já dá para ver que El Calafate promete. No caminho do aeroporto para a cidade, uma paisagem deslumbrante, formada pelo azul leitoso do lago argentino (o maior da Argentina) em local de clima semi árido, temperaturas baixas e chuvas escassas. Venta muito, parece que não conseguem mais desligar o ventilador. El Calafate está apenas se apresentando, espere até ver o Parque dos Glaciares com os seus glaciares e icebergs. É majestoso e impressionante. Ainda tem bar de gelo, estâncias com as ovelhas da Patagônia e os balcões de El Calafate.
Verão: de dezembro a fevereiro.
Hotel: não indico o que fiquei: Hotel Michelangelo. Pessoas muito educadas, mas quarto pequeno e com carpete, nada arejado. Vale ficar em hotel com vista para o lago argentino para apreciar a paisagem. Conheci o Hotel Mirador del lago, que parece ser muito bom. http://www.miradordellago.com
Dicas: quando viajar ver se compensa comprar pesos argentinos no Brasil ou na Argentina. Quando fui com 1 real comprava até 3 pesos em El Calafate, aqui comprei só 2, 45 pesos. Em El Calafate tivemos alguma dificuldade em usar cartão de crédito. A cartão com chip não funciona bem, tinha que passar manualmente e várias vezes para conseguir. Ele também dificultam, pois querem dinheiro. Insista para passar manual.
o que comer: produtos feitos com calafate, truta e, principalmente, cordeiro da Patagônia
Passeios: Excursão El Galpón (pela tarde) com Jantar Incluso – sem bebidas ou pela manhã/Excursão Estância Cristina/ – Full Day Glaciar Upsala/Excursão Parque Nacional Perito Moreno (com entrada inclusa)/Museu de Hielo Patagônico com entrada e traslados inclusos, (junto ao museu tem o Bar Branca (bar de gelo)/Excursão Full Day Torres del Paine com entrada ao parque, guia e box lunch/Excursão El Chaltén (Navegação Glaciar Viedma Light/Incluso:Almoço sem bebidas/Excursão Todos Glaciares com Ingresso (Punta Bandera, Brazo Norte, Glaciar Upsala, Moreno e Spegazzini)/Excursão Rios de gelo/MiniTrekking Glaciar Perito Moreno, incluso: traslados, ingresso e box lunch/Excursão BIG ICE, incluso: traslados e entrada – Full Day/COMBO 01 > Traslado Aeroporto/Hotel/Aeroporto + Excursão/Parque Nacional Perito Moreno (com entrada) – (quando compro o combo com o transfer sai mais barato)/visita à Laguna Nimez para ver o flamenco austral e pássaros (fica na cidade de El Calafate pode ir caminhando do centro), muitas empresas fazem trekking e alpinismo no gelo, mountain bike, dá para andar de caiaque (rios de gelo), de quadriciclos (balcones de El Calafate)/ Balcones de El Calafate (manhã ou tarde com jantar)/também tem passeios com navegação goumert.
Sites: http://www.vivapatagonia.com (reúne 6 empresas de turismo) – http://www.miloutdoor.com – http://www.calafatemountainpark.com – http://www.parquesnacionales.gov.ar – http://www.elgalpondelglaciar.com.ar (agro turismo) – http://www.estanciacristina.com (agro turismo) – http://www.patagoniaprofunda.com (safári) – http://www.crucerosmarpatag.com (glaciares gourmet) – http://www.patagonia-aventura.com – http://www.fitzroyexpediciones.com.ar – http://www.hieloyaventura.com – http://www.hosteriaelpuma.com.ar (hosteria perto de El Chaltén)
Fiz esses três passeios: Glaciar Perito Moreno, Todos os glaciares (dia de navegação pelos glaciares: braço norte, Upsala e barreira de icebergs, Spegazzini, Perito moreno) e no último dia: Balcões de El Calafate (manhã) e visita à Laguna Nimez (após o almoço).
Clique na imagem para ampliar.
Glaciar Perito Moreno: Fica no parque dos glaciares. Só de ver a paisagem do parque já é algo deslumbrante, mas vale pegar o barco para ver pedaços do glaciar se desprendendo, se ouve um enorme estrondo. Depois da navegação pega-se o veículo para ver outra vista desse Glaciar, onde se anda por passarelas.
- parque dos glaciares
- primeira vista do glaciar perito moreno
- mirante, perito moreno
- vista do barco
- passarelas
- passarelas
Todos os glaciares: O caminho até o local para embarcar já é uma viagem. Se vê estâncias com ovelhas, montanhas e o azul leitoso do lago argentino. As estâncias têm suas casas protegidas do vento por um cortina florestal, feita de álamos (a árvore foi introduzida na região para cortar o vento constante). Saimos do Porto Punta Bandera para a navegar em direção aos Glaciares Spegazzini, Upsala e Perito Moreno (para ver o Perito Moreno é melhor fazer o passeio que vê só o Perito Moreno). Tem que levar comida, pois não tem no barco e o passeio dura quase o dia todo. Você também pode fazer esse passeio sem ir ao Perito Moreno, Chama Rios de gelo. (vê o Spegazzini e o Upsala). E vai outro dia só no Perito Moreno.
Clique na imagem para ampliar.
- mapa do passeio
- vai num desses
- indo para os glaciares
- chegando num glaciar
- glaciar de perto
- icebergs
- glaciar
- glaciar no topo
- glaciar
- voltando do passeio, lago argentino
Balcones de El Calafate: tem passeio com teleférico ou sem, mas vale subir do teleférico pela vista. Fui no verão, mas para nossa surpresa, estava nevando. Segundo o guia é assim: quatro estações num só dia. No alto pegamos um caminhão trecker que segue até um mirante. Paramos e logo depois retornamos a uma cabana para tomar algo quente e esquentar. Depois retornamos para o teleférico. O passeio é bem rápido, mas lindo. Nesta montanha tem passeio com quadriciclo, bicicleta e muitos outros.
Clique na imagem para ampliar.
- subindo, com neve
- teleférico, nos balcones
- passeio em veículo trekker
- mirante
- mirante
- vista da parada
- parada, bebida quente
- descendo sem neve
Laguna Nimez: No verão se caminha por esta reserva natural para ver aves como flamenco austral, pato mergulhador, pato colher teros e plantas nativas, incluindo o calafate. A trilha tem uns 2 quilometros. No caminho observatórios. Tem também a lagoa secundária. Venta muito, vá bem abrigado e se possível, leve um binóculos. No inverno a lagoa fica congelada, é usada para patinação.
Clique na imagem para ampliar.
-
- início da trilha
- espécies no local
- pé de calafate
- lagoa, patos mergulhadores
- observatório, lagoa secundária
- de dentro do observatório _flamencos austrais
El Calafate: cidade pequena e muito charmosa. Com muitas cortinas florestais ( de álamos), servem para cortar o vento forte e constante. Muitas lojinhas, restaurantes, feirinha. Curiosidade, tem uma camiseta em que se lê: Viento. Mucho viento. Na parte de trás se lê: mucho.
Clique na imagem para ampliar.
-
- fundo, laguna Nimez
- cidade
- Museu Evita Peron, av san martin
- feirinha, av san Martin
- árvores, cidade
- álamos para quebrar o vento
- flores na cidade
- pé de calafate na laguna Nimez
- cordeiro da patagônia






































