Viajante: Marcia Vercesi/ Fotos e textos : Marcia Vercesi. Período em Ushuaia, 29 dezembro 2013 a 04 de janeiro de 2014 (Verão na Patagônia). Temperatura local em torno de 6 a 8 graus. Clique em roteiros e veja a viagem completa de 13 dias/ 11 noites/ Ushuaia, El Calafate e Buenos Aires.
Ushuaia: é a última parada antes de se chegar à Antartida. A cidade se estende aos pés de imensas montanhas que ficam ainda mais brancas quando neva. Fica à beira mar e em seu porto navios de cruzeiro atracam trazendo inúmeros turistas que querem conhecer o fim do mundo. E lá tem muito o que fazer: ver pinguins, lobos marinhos, aves como o albatroz, visitar lagos como o Fagnano e o Escondido, andar no gelo, andar no trem do fim do mundo, conhecer o Parque Nacional e o antigo presídio, que foi transformado em museu.
Verão: de dezembro a fevereiro.
Dicas: na avenida San Martin tem agência de turismo para informações sobre passeios. Quase todos os restaurantes e cafés na Av. San Martin têm wi-fi. Quando viajar ver se compensa comprar pesos argentinos no Brasil ou na Argentina. Quando fui, com 1 real comprava até 3 pesos em Ushuaia, aqui comprei só 2,45 pesos. Encontrei muitas pessoas com dificuldade para usar cartão de crédito. O cartão com chip não funciona bem, tinha que passar manualmente e várias vezes até conseguir. Insista para passar manual que você consegue, mas leve dinheiro.
O que comer: tem que experimentar o caranguejo gigante centolla, truta, merluza negra e o cordeiro da patagônia. Vendem produtos como geléias e licores feitos com calafate.
Hotel: fiquei no Costa Ushuaia, em frente ao canal Beagle. Muito bom com custo ótimo. A vista do quarto pode ser o canal de Beagle ou as montanhas nevadas. De táxi, uns 10 minutos até a av. San Martin e uns 15 do aeroporto, que fica perto do canal. http://www.costaushuaia.com
Passeios: Em cada estação do ano pode-se fazer passeio diferentes. No inverno tem as aventuras na neve como andar de trenó. São muitos passeios para o inverno e muitos para o verão( Confira no ítem “sites”). O verão vai de dezembro a fevereiro. Alguns passeios: meio dia de City Tour em Ushuaia( se o hotel for perto, compensa ir de táxi, é barato)/Excursão Estância Haberton com visita e traslado ao porto/Excusão Heberton e pinguinera/Excursão Glaciar Martial sem ingresso (compensa ir de taxi, é perto da cidade)/Excursão Isla Lobos e Isla Pajaros (Navegação Canal de Beagle)/Excursão Isla Lobos e Isla Pajaros & Pinguenera (Navegação Canal de Beagle)/Excursão Lago Escondido/Excursão Lago Escondido e Fagnano/Excursão Lagos Escondido e Fagnano 4 x 4 – Incluso: Snack e almoço (com bebidas não alcoólicas inclusas)/Excursão Parque Nacional Ushuaia com entrada/Excursão Parque Nacional Ushuaia com entrada + Trem do Fim do Mundo/Excursão MiniTrekking Laguna Esmeralda com box lunch/ Galeria temática na Av. San Martin, 152, pb, piso 1 e 2/ ainda tem outras opções como ir ao cabo Horn, o ponto mais austral, marco divisor das águas do Pacífico com o Atlântico.
sites: http://www.paralelosur55.com / http://www.historiafueguina.com / http://www.trendelfindelmundo.com.ar / http://www.prestigiosrl.com.ar (confira neste site: passeios, aventuras na neve e travessias).
Passeios pinguineira: tem alguns tipos de passeio para visitar as pinguineiras. Conheci estes dois 1- você vai direto às pinguineiras e vê os pinguins de um barco grande. As fotos foram tiradas deste barco. Na ida ou volta (depende do tempo) passa por ilha com farol e pássaros e ilhas com lobos marinhos. 2 – No outro passeio vai até a estância Harberton e de lá vai para a pinguineira num bote menor como este que aparece na foto. Dá para descer na ilha para ficar perto dos pinguins. Tem várias opções e preços de passeios. Confira no site http://www.prestigiosrl.com.ar.
Clique na imagem para ampliar.
- saída do porto
- pinguineira
- passeio estância Harberton, barco menor para na ilha
- chegando, ilha dos pássaros
- Ilha dos pássaros
- ilha lobos marinhos
Passeios Lago Fagnano e Escondido: tem vários passeios para conhecer o dois lagos. Fiz um completo, que vai nos dois lagos, de veículo 4×4. No caminho (a paisagem é deslumbrante). Na primeira parada dá para ver os cachorros rusky siberianos (puxam os trenós no inverno) depois para no mirante para ver o lago Escondido. Seguimos até entrar na floresta com destino ao lago Fagnano. Ali, temuma cabana onde preparam um churrasco de cordeiro da Patagônia. Seguimos pela margem do lago Fagnano de 4×4 até chegar ao lago Escondido para andar de caiaque. Retornamos para Ushuaia no fim da tarde. Preciso comentar: é triste ver a destruição da floresta pelos castores. Uma fábrica trouxe 50 castores fazer uma criação e usar as peles.Não deu certo e soltaram os 50 castores na floresta. Hoje são mais de 300 mil. Sem predadores, a população aumenta sem nenhum controle. Mais árvores são derrubadas pelos castores para fazerem seus diques.
Clique na imagem para ampliar.
- indo lagos escondido e fagnano
- indo lagos escondido e fagnano
- vista local dos husky siberianos
- husky siberianos
- lago escondido
- floresta, a caminho do lago fagnano
- lago fagnano
- cabana, churrasco de cordeiro da patagônia
- floresta destruída pelos castores
- estação do trem do fim do mundo
- trem do fim do mundo
- parada na estação macarena
- caminhada estação macarena
- vista do passeio
- vista do passeio
- fim da estrada, mais para o sul, só de barco
- última parada da américa, daqui só se vai de barco
Passeio Glaciar Martial e visita ao museu/presídio: o glaciar é perto da cidade, fui de taxi (na Argentina é barato). Compra o ingresso e sobe de teleférico ou pode subir caminhando. No alto do glaciar pode-se chegar ao topo subindo pela neve, mas é prudente ir com um guia. Na volta, a dica é ir tomar algo quente na charmosa casa de chá que fica logo em frente, onde chegam os táxis. No mesmo dia dá para programar uma visita ao presídio. Vale a pena, é história, Ushuaia nasceu com a construção desse presídio.
Clique na imagem para ampliar.
Glaciar Martial
- subindo a pé
- subindo de teleférico
- chegando de teleférico
- indo para o glaciar
- no glaciar
- com guia, sobe no topo pela neve
- vista de ushuaia
- casa de chá no pé do glaciar
- casa de chá no pé do glaciar
Museu, antigo presídio
- presídio, térreo
- presídio, primeiro andar
- reprodução da sela
- índios, para suportar o frio comiam animais gordurosos, como lobos marinhos
Ushuaia: a avenida principal se chama San Martin. Tem lojas que vendem a rodocrosita, a pedra símbolo da Argentina, muitos cafés e restaurantes. É de Ushuaia que saem as viagens para a Antártida/Antártica. Na Avenida tem locais para alugar botas para andar no gelo. O restaurante Fred tem um aquário na porta com os caranguejos gigantes, o Centolla. Você escolhe e eles fazem na hora. Tem outros pratos em que se usa o centolla. Quase todos os restaurantes têm wi-fi. Na avenida ainda tem a galeria temática e chegando ao fim da avenida está o museu do fim do mundo, antigo presídio.
Clique na imagem para ampliar.
- cidade Ushuaia_entre mar e montanhas
- San Martin, avenida principal
- cidade de usuaia
- porto, de onde saem paseios
- lapino, floresce no verão
- merluza negra
- centolla
- cordeiro da patagânia











































